ELEIÇÕES 2016, CANDIDATOS E ELEITORES FIQUEM ALERTAS
- Tudo Guaimbê
- 16 de jan. de 2016
- 1 min de leitura

O prazo para pré-candidatos filiarem-se a um partido político é até 2 de abril – seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão tinha de estar filiado ao partido um ano antes do pleito.
O limite para registro de candidatos pelas legendas e coligações na Justiça eleitoral também ficou mais amplo: até 15 de agosto, o que vai permitir que coligações sejam firmadas e articuladas já praticamente às vésperas das eleições. Anteriormente, tinham de ser feitas até 5 de julho.
E mudou a data para realização das convenções foi prorrogada em duas semanas em relação à regra anterior. Agora devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto.
O tempo de campanha eleitoral acabou reduzido para 45 dias (antes eram 90) e começará a contar em 16 de agosto. Neste mesmo dia começará o prazo para a propaganda eleitoral na internet, onde, aliás, está vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga.
O horário eleitoral dos candidatos no rádio e na TV foi diminuído de 45 para 35 dias, com início previsto para 26 de agosto. A campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com dez minutos cada.
Para mais informações acessem o site do TSE http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Janeiro/confira-as-principais-datas-previstas-no-calendario-eleitoral-do-pleito-deste-ano
Comments