As cidades onde as pessoas mais perdem tempo para chegar ao trabalho
- Tudo Guaimbê
- 21 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Nem São Paulo ou Rio de Janeiro. Japeri (RJ), a cidade cujos habitantes mais perdem tempo no percurso para ir e voltar do trabalho, tem apenas 100 mil habitantes e 8,3 mil veículos – uma frota mais de 600 vezes menor do que a que preenche todos os dias as ruas da capital paulista.
Mesmo assim, seus moradores levam, em média, mais de três horas todos os dias para rumar para os respectivos empregos ou retornar para suas casas, segundo estudo da Firjan que analisou os deslocamentos dos moradores de 601 municípios de 37 áreas metropolitanas do país.
A explicação para esse fenômeno (desumano) reside no desequilíbrio econômico entre os municípios de uma mesma região que lega a alguns o papel de cidades-dormitório e a outros, o de cidades com elevada concentração de postos de trabalho.
De acordo com Riley Rodrigues, especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, apenas 11% da população ocupada de Japeri tem um emprego formal dentro dos limites do município – os outros 89% trabalham em outras localidades.
Segundo o levantamento, cerca de 23 mil japerienses encaram no mínimo meia hora de trânsito todos os dias antes ou depois de trabalhar.
Situação em Guaimbê:
Em nossa cidade também não é diferente, todos os dias de manhã ônibus lotados partem de Guaimbê para Marília ou para Lins levando centenas de trabalhadores.
Em média esses trabalhadores levam em torno de 60min para chegar ao seu destino de trabalho quando fazem uso dos coletivos, além do tempo a principal reclamação dos usuários desse transporte no nosso município são os constantes ônibus superlotados que acabam fazendo da viagem para o trabalho e de volta um momento estressante para os nossos trabalhadores.
Vários moradores já relataram discussões ocorridas durante as viagens por causa das superlotações e os atrasos que isso gera para os trabalhadores que por vezes perdem os horários de entrada no trabalho.
Veja, abaixo, as 10 cidades cujo moradores mais perdem tempo se deslocando para trabalhar.

Fonte:exame
Comments